O objetivo máximo de um sistema de qualidade é “Clientes Satisfeitos!”. Para isso um sistema da qualidade assenta em 7 pilares:
- Foco no cliente –satisfazer os requisitos do cliente e exceder as expetativas dos clientes.
- Liderança – os líderes estabelecem a orientação e criam as condições para que as pessoas se empenhem no atingir dos objetivos da organização.
- Comprometimento das pessoas –respeitar e envolver todas as pessoas a todos os níveis dentro da organização.
- Abordagem por processos – o sistema de gestão da qualidade é constituído por processos inter-relacionados. Compreender como é que o sistema produz os resultados permite otimizar o seu desempenho.
- Melhoria continua – as organizações que têm sucesso estão permanentemente focadas na melhoria.
- Tomada de decisão baseada em evidências – estar munido de factos, evidências e análise de dados ajudam a diminuir a incerteza na tomada de decisões e aumentar a objetividade e confiança nas decisões tomadas.
- Gestão das relações – o sucesso sustentado tem mais probabilidade de ser atingido quando a organização gere as suas relações com todas as partes interessadas, otimizando os respetivos impactos e desempenhos.