Gestão da qualidadeISO 9001:2015Quality365

Política da qualidade

Uma política é uma é uma declaração formal do que é a qualidade para empresa, contendo princípios definidos para orientar decisões que irão levar a alcançar resultados mensuráveis.

De acordo com o requisito 5.2.1 da norma ISO 9001:2015, a gestão de topo deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

  1. Seja adequada ao propósito e ao contexto da organização e suporte a sua orientação estratégica;
  2. Proporcione um enquadramento para a definição dos objetivos da qualidade;
  3. Inclua um compromisso para a satisfação dos requisitos aplicáveis;
  4. Inclua um compromisso para a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

A política de qualidade vai ser o pilar que vai comandar todo o sistema de gestão da qualidade, ou seja, o que defini o que nós queremos ser e que serviço queremos prestar aos nossos clientes.

De acordo com o requisito 5.2.2 da norma ISO 9001:2015, a política da qualidade deve ser divulgada e comunicada:

  1. Disponibilizada e mantida como informação documentada;
  2. Comunicada, compreendida e aplicada dentro da organização;
  3. Disponibilizada às partes interessadas relevantes, conforme adequado.

Sendo a política da qualidade uma declaração da gestão de topo da definição do que pretende que a empresa ou organização sejam, é fulcral que esta seja comunicada a todos os agentes com quem a empresa lida, tanto internamento como externamente.

Desta forma faz sentido que todas as empresas, independentemente de terem um sistema de gestão da qualidade implementado ou não, definam e divulguem a sua política de qualidade.

É a partir da política de qualidade que se definem os objetivos da qualidade. A política é a definição de como, e os objetivos são a definição de onde a organização pretende chegar. Por outras palavras, o objetivo da qualidade é a definição dos alvos estipulados pela empresa ou organização no que concerne à qualidade. Estes devem ser idealizados num pinto de vista quantitativo, para serem mensuráveis e analisados os seus desvios. A política da qualidade é o suporte para a definição e análise crítica dos objetivos da empresa. A política da organização deve estabelecer um senso global de direção e determinar a meta principal, no que se refere ao cumprimento dos requisitos dos clientes.

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